Jardins verticais e coberturas verdes

Por que?

Um jardim vertical da Vertia traz a natureza de um modo intenso para locais improváveis. Só isso já representaria uma excelente razão para se fazer uma parede verde em qualquer ambiente. No entanto existem muitos outros motivos que poderiam ser enumerados e alguns dos principais são:

GANHO AMBIENTAL

O ganho ambiental com um jardim vertical Vertia é considerável. São diversos pontos importantes que melhoram sensivelmente as condições dos espaços onde os jardins são instalados. Isso se deve às características particulares do sistema Vertia, como por exemplo o fato deste processo colocar entre 15 e 30 plantas por m², índice muito maior que o dos outros jardins presentes no mercado brasileiro.

O ambiente de um jardim vertical Vertia ganha principalmente em:

- Produção de O²: o índice de produção de oxigênio de 1m² de nossos jardins num período de 24h equivale aproximadamente ao que uma pessoa consome respirando no mesmo espaço de tempo.

- Filtragem de gases tóxicos: além de CO² existe uma série de gases tóxicos presentes em menor escala na atmosfera, fator que se acentua em ambientes urbanos e de forma mais grave ainda em ambientes climatizados. Os jardins da Vertia têm alto poder de filtragem destes gases, o que pode ser incrementado mais ainda com a escolha de plantas específicas, mais eficientes neste aspecto.

- Umidade do ar: ambientes climatizados se tornam problemáticos por falta de umidade no ar, o que é amenizado com a presença do jardim vertical Vertia (obviamente depende da relação da área do jardim x área do ambiente).

- Isolamento térmico: o sistema de jardins verticais Vertia é um excelente isolante térmico, o que se aplica tanto para evitar a saída de calor como a entrada de frio e vice-versa, já que sua construção através de painéis forrados cria bolsões de ar entre a parede e o jardim. Esta característica é acentuada ainda mais pela alta concentração de plantas por m², e tudo isso pode gerar considerável economia de energia em ambientes climatizados, além de muito mais conforto em qualquer ambiente.

- Isolamento acústico: as mesmas razões que tornam o sistema de jardins verticais Vertia muito eficiente como isolante térmico se replicam nas suas características de isolamento acústico. A vantagem é que os jardins podem ser usados como divisórias, sem a construção de paredes, apenas com a colocação de um chassi que suporte os painéis, resultando em uma estrutura que pode ter espessura menor que 10cm sem as plantas.

GANHO DE RENDIMENTO

É cientificamente comprovado que, em ambientes corporativos, a presença de plantas otimiza o rendimento dos funcionários. Em alguns casos este ganho pode chegar a mais de 10%, o que representaria um ganho mínimo de 25 dias de trabalho por ano, descontados férias e fins de semana.

Isso acontece não só por fatores estéticos e de conforto, que obviamente influenciam estes resultados, mas também por criar vínculos emocionais com os envolvidos no espaço. As pessoas se apegam às plantas, o que é muito mais forte no caso de conjuntos impactantes como são os jardins verticais da Vertia.

GANHO ESTÉTICO

O efeito estético em espaços com jardins verticais Vertia é impressionante. Espaços sem graça ganham vida, espaços muito belos tornam-se exuberantes, espaços pequenos ganham profundidade, espaços grandes ganham leveza. Tudo isso porque cada ambiente, cada estilo, cada detalhe e cada necessidade são considerados importantíssimos em todos os projetos da Vertia. Assim cada particularidade é pensada de forma a valorizar aquilo que realmente importa em qualquer situação.