Jardins verticais e coberturas verdes
1- Por que o sistema usado num jardim vertical Vertia é mais vantajoso que os outros?

A alta tecnologia aplicada aos jardins Vertia trazem uma série de vantagens enumeradas a seguir:

- CUSTO X BENEFÍCIO: a economia em manutenção, a facilidade e rapidez de construção, a não necessidade de qualquer tratamento na parede, a segurança, a leveza e a durabilidade do sistema da Vertia dão aos jardins verticais uma notável vantagem de custos quando comparado aos outros produtos similares do mercado brasileiro.

- MENOS MANUTENÇÃO: por não usar vasos, a manutenção é significativamente mais simples que nos outros sistemas, veja detalhes no item “Como funciona a manutenção de um jardim vertical Vertia?”.

- MELHOR ESTÉTICA: o sistema de fixação em tecido especial Vertia resulta em jardins com formas muito mais precisas, sendo possível até desenhar logotipos. Além disso, permite o uso de uma variedade muito maior de plantas e tem resultado imediato, ou seja, o jardim fica acabado 100% na entrega, o que não ocorre em grande parte dos outros sistemas.

- MAIS LEVEZA: a tecnologia Vertia garante jardins com peso aproximado de 25kg/m². Este número representa aproximadamente metade do menor peso por m² dos outros sistemas, o que torna desnecessário qualquer reforço estrutural e possibilita a construção de jardins até em Drywall (paredes de gesso).

- FÁCIL CONSTRUÇÃO: o sistema construtivo é mais simples e mais veloz que os outros processos e não demanda tratamento impermeabilizante na parede de apoio, já que praticamente não existem riscos da água vazar para a parte posterior da estrutura. A tecnologia Vertia também não usa qualquer tipo de material pesado de obra, como cimento e tinta, apenas sistemas de fixação.

- MAIOR DURABILIDADE: de forma geral a durabilidade dos jardins verticais Vertia é muito superior aos outros sistemas encontrados no mercado, podendo chegar a décadas. Veja mais no item “Quanto dura um jardim vertical Vertia?”.

- MENOS USO DE ÁREA: a estrutura pronta para receber as plantas tem apenas 5cm da parede, após estes 5cm o espaço ocupado é apenas o da raiz (compactada) e folhagem. Os outros sistemas utilizam estruturas muito mais espessas, já que empregam vasos ou canaletas. Isso pode representar um ganho de área considerável, essencial para aproveitamento dos custosos espaços disponíveis.

- SEM VAZAMENTOS: a tecnologia Vertia de irrigação promove a constante umidificação do substrato em tecido especial posicionado verticalmente e com uma calha que recebe todo resíduo da água (que é pouco) na linha inferior da estrutura, e não joga água em vasos ou calhas como nos outros sistemas. Assim o risco de vazamentos em pavimento ou na parte posterior da estrutura é quase nulo.

- FÁCIL INSTALAÇÃO HIDRÁULICA: é possível construir um jardim sem instalações hidráulicas. Os jardins verticais Vertia podem facilmente trabalhar com circuito fechado, ou seja, se constrói o jardim com um reservatório de água que recircula no jardim, sendo necessária apenas a reposição da água consumida pelas plantas ou pela evaporação. Assim o jardim tem necessidade apenas de um ponto de eletricidade.

2- Quanto dura um jardim vertical Vertia?

O jardim vertical VERTIA pode viver realmente muito tempo, o que o difere muito dos outros sistemas do mercado nacional. Na Europa existem jardins que usam o mesmo sistema da Vertia que estão vivos há mais de 20 anos.
Isso se deve a alguns fatores:

- CRESCIMENTO DA RAIZ: ao contrário de sistemas com vasos, as raízes não correm o risco de sufocar-se pela falta de espaço, pois podem crescer livremente por toda parede, o que permite uma vida longa e normal à planta.

- FERTILIZAÇÃO CONTROLADA: de acordo com a fase do jardim existe uma combinação específica de nutrientes que são inseridos no sistema de irrigação, satisfazendo de maneira eficiente cada etapa de vida das plantas.

- CORRETA MANUTENÇÃO: como qualquer tipo de jardim, os jardins verticais Vertia dependem de uma manutenção correta, com poda, limpeza e diagnóstico da situação geral das plantas. A manutenção é, no entanto, muito menos intensa que nos outros sistemas encontrados no mercado. Ver mais em “Como funciona a manutenção de um jardim vertical Vertia?”.

- ILUMINAÇÃO: em jardins internos a iluminação adequada é essencial para o bom desenvolvimento das plantas. A combinação de potência apropriada, distribuição uniforme e temperatura de cor precisa, compõem os projetos luminotécnicos da Vertia em parceria com a Philips e a Companhia de Iluminação. O resultado é um sistema de iluminação perfeito para o crescimento de plantas com saúde e longevidade.

3- Como funciona a manutenção de um jardim vertical Vertia?

A manutenção dos nossos jardins é realmente baixa. Pode ser feita por uma equipe da Vertia ou até mesmo por uma pessoa local responsável por verificar periodicamente as condições do jardim, e que deve ser devidamente instruída. No entanto uma vistoria técnica para diagnóstico da situação das plantas, feita por nossos especialistas, é necessária ao menos duas vezes ao ano.

Caso queiram, os clientes da Vertia têm a opção de escolher planos de manutenção periódica a custos vantajosos. Estes planos podem contemplar desde simples podas até a troca de quantidades pré-estipuladas de plantas que eventualmente precisem ser repostas.

No caso de necessidade de troca de plantas, o processo é muito simples e não requer nenhum tipo de intervenção mais pesada, apenas se retira uma planta e se coloca outra.

Por fim, nosso sistema, exclusivo no Brasil, garante um nível de manutenção com períodos de tempo muito mais espaçados do que se espera, ainda mais quando se compara a qualquer outro concorrente nacional.

4- Como as plantas do jardim vertical Vertia crescem sem terra?

A terra tem pouca importância para o crescimento das plantas, ela serve para ajudar a planta a se fixar e assim poder crescer. Os nutrientes que estão na terra, estes sim úteis para o crescimento, são consumidos pelas plantas, por isso a necessidade de se fazer a reposição em forma de fertilização.

O nosso sistema fixa a planta num tecido técnico (substrato geotêxtil importado da Europa) que permite o crescimento das raízes. É uma variação do sistema conhecido como hidroponia, pois não usa terra para crescimento das plantas, mas somente água. Uma bomba dosadora injeta os nutrientes na água com um percentual adequado para cada período de crescimento e estação do ano. Assim as plantas crescem normalmente, mesmo sem terra.

5- Como funciona o sistema de irrigação de um jardim vertical VERTIA?

A irrigação é muito simples, e usa a gravidade para umidificar o tecido especial que a Vertia importa com exclusividade para o Brasil. Através de apenas uma linha de irrigação, mais de 3m de altura de jardim podem ser irrigados, o que é realmente muito mais simples do que qualquer outro sistema.

A temporização da irrigação é feita por uma central eletrônica programada de acordo com o nível de vazão do sistema, o período de crescimento das plantas, o nível de iluminação, as condições climáticas (internas ou externas) e qualquer outra variável que possa influenciar o nível de umidade na raiz.

Complementa o sistema de irrigação a inserção automática de insumos e tratamentos na água, em percentuais e formulação adequados ao momento pelo qual o jardim passa.

Como opcional todo o sistema pode ser controlado através de sensores que transmitem informações imediatas remotamente, através de conexão por telefonia celular ou internet e, dependendo da situação são instalados alarmes que asseguram a não interrupção dos níveis adequados de irrigação ao jardim. Este sistema não necessita de praticamente nenhuma intervenção das pessoas que convivem no local.

6- A irrigação pode molhar o pavimento ou as paredes?
Não. O risco é mínimo e absolutamente controlável, a irrigação não joga água sobre plantas ou vasos, mas sim promove a constante umidificação do tecido especial, assim o risco de vazamentos em pavimento ou na parte posterior da estrutura é praticamente inexistente.
7- Esta é uma novidade, não é arriscado experimentar o sistema sem conhecer os resultados?

Este sistema é uma novidade no Brasil, na Europa existe há mais de 30 anos, com resultados incríveis e que estão funcionando há muitos anos. O problema é que ninguém até hoje desenvolveu este know-how aqui no país, e a Vertia trouxe uma longa experiência europeia como garantia de resultados com longevidade.

Então não existe nenhum experimento, o que existe é um profundo conhecimento vivido na construção de mais de 2.500m² de jardins em alguns dos principais países europeus. Interessante notar que para ambientes internos, que sempre são climatizados, as plantas usadas na Europa são as mesmas encontradas aqui, já que as espécies tropicais são muito mais belas e compõem jardins realmente exuberantes.

8- Que obras são necessárias para se fazer um jardim vertical Vertia?

Esta é uma pergunta realmente interessante, pois caso o cliente queira ou precise, nenhum tipo de obra é necessária.

O sistema da Vertia permite que se faça um jardim vertical sem qualquer instalação hidráulica, sendo necessário apenas um ponto de luz que aciona um sistema de bombeamento da água. Esta água se acumula no reservatório/calha situado na parte inferior do jardim e é enviada para o sistema de irrigação através de uma bomba de imersão muito silenciosa e, por gravidade, a água irriga as plantas e depois retorna ao reservatório. Este processo se chama “sistema fechado” e é basicamente o mesmo princípio usado em fontes de água ou aquários.

O sistema aberto é o mais usado, este sim depende de entrada e saída de água, e portanto é necessário que se execute um trabalho de hidráulica, que deve respeitar um projeto fornecido pela Vertia, atendendo as particularidade de cada caso.

Em jardins internos, em ambos os casos, é necessária a execução de projetos luminotécnicos específicos, salvo casos específicos onde o índice de luminância natural seja realmente significativo.

De toda forma, dada a leveza da estrutura (aprox. 25kg/m²), não são necessários reforços estruturais nem para paredes tipo drywall. O sistema também não requer qualquer tratamento impermeabilizante em paredes ou pisos, e nem usa equipamentos pesados para a instalação.

O sistema construtivo de um jardim vertical Vertia não usa qualquer material de construção ou acabamento (cimento, concreto, massa corrida, tinta, etc.), apenas e tão somente materiais de fixação (parafusos, buchas, grampos, etc.), o que garante um trabalho muito rápido e limpo.